JSD Viana do Castelo apela à Revisão do Código da Estrada
A JSD de Viana do Castelo está preocupada com os sucessivos atropelamentos rodoviários a velocípedes, por isso mesmo coloca-se ao lado da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) defendendo uma alteração ao código da Estrada. Esta preocupação surge após os atropelamentos que aconteceram nos últimos meses, Rui Sousa e César Fonte, da Efapel-Glassdrive, foram atropelados enquanto treinavam, em Viana do Castelo, sendo Rui Sousa obrigado a estar parado, ou seja inibido de treinar (trabalhar) durante um mês.
A JSD de Viana do Castelo apela ao Ministério da Administração Interna e à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária uma proposta de alteração ao Código da Estrada, que passa pela modificação do Código da Estrada, sendo o ponto mais importante, a possibilidade de os ciclistas circularem a par. Reformulando de resto o artigo 90º do Código da Estrada, passando a ler-se:
"Os condutores de velocípedes podem circular a par, desde que não causem perigo ou embaraço para o trânsito da faixa de rodagem, devendo colocar-se em fila sempre que se aproxime de zonas de elevado tráfego e sempre que não comprometa a sua segurança."
Defendemos também que o artigo 32.º do Código da Estrada passe a determinar que "os condutores devem ceder a passagem aos velocípedes que circulem em grupo e quando o primeiro já tenha iniciado o cruzamento ou entroncamento ou tenha entrado na rotunda".
Ainda no artigo 32.º, seria de todo importante que "os velocípedes deixem de ser equiparados a veículos de tração animal ou a animais na definição de prioridades de passagem relativamente aos veículos a motor, equiparando as bicicletas aos meios motorizados".
A JSD de Viana do Castelo sabe que a segurança de todos aqueles que circulam de bicicleta na via pública depende, além das alterações legislativas, do bom senso de todos os automobilistas, apelando a todos os automobilistas o respeito pelas regras de trânsito e a atenção merecida a todos aqueles que circulam nas vias.
Preocupados com estes acontecimentos faremos chegar à Comissão Politica Regional da JSD de Viana do Castelo este comunicado à qual esta se encarregará de emitir este comunicado às instâncias nacionais apelando a esta revisão do Código da Estrada junto da Assembleia da República e do Ministério da Administração Interna.
Redes Sociais