5 de Março de 2013

A amnésia selectiva

A memória e a fingida, altamente tendenciosa, eliminação da mesma tem sido a imagem de marca do Partido Socialista. A nível nacional esta amnésia selectiva tem sido revelada de modo claro, a ignorância da subscrição do memorando da troika e a ausência do "mea culpa" no que respeita ao escalar do desemprego e o aumento quase exponencial da divida publica externa durante o governo Sócrates os mais desrespeitosos exemplos.

A verdade é que também a nível local a patologia que rege o Partido Socialista parece estar a contaminar o governo local liderado por José Maria Costa e ao mesmo tempo é notório o relembrar súbito de grandes temas importantes para a cidade, convenientemente esquecidos até ao novo governo tomar posse.

O problema da gestão e futuro dos estaleiros arrasta-se há vários anos, as dívidas acumuladas e saldo negativo são dados constantes e paralelos à gestão da câmara de Viana do castelo (executivo em funções desde 1993), a instalação das portagens algo patrocinado pelo executivo Sócrates.

Tudo isto muito convenientemente esquecido até agora, aparentemente à espera da mudança de governo nacional para ser habilidosamente relembrado. Que diria José Maria Costa se tivesse sido este Governo a trazer a Viana o presidente Hugo Chávez? Que diria se este Governo tivesse vindo acompanhar um comprador que nunca assinou contratos? Que diria do governo dos açores (que recusou o comprar dos navios encomendados) fosse o governo dos açores de outra cor política?

Onde estava José Maria Costa aquando da instalação das Portagens? E porquê o tomar destas bandeiras agora a escassos meses das eleições em vez de ter lutado para evitar estes problemas antes deles o serem?

Estará o PS local à espera de perder as próximas para se recordar da ausência de estacionamento na cidade? Do abandono do comércio local? Será que em Novembro deste ano teremos o PS a pedir à autarquia que pague as dívidas que tem as empresas locais em vez da sucessiva construção de edifícios que insistem em derrapar vergonhosamente nos orçamento e por consequência no bolso dos vianenses?
Aguardamos ansiosamente para que tal suceda.

A Comissão Política da JSD de Viana do Castelo

O Presidente,
Adolfo Jácome